Pesquisar este blog

sábado, 28 de dezembro de 2013

A PERSONALIDADE DAS PESSOAS



Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento humano, baseado no padrão de individualidade pessoal e social de cada ser, referente ao pensar, ao sentir e ao agir. Personalidade é, assim, um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de uma pessoa. Esse conjunto caracteriza e diferencia uma pessoa das outras.
Por isso mesmo, como as pessoas não são iguais, a personalidade tem várias facetas que são consideradas como partes integrantes de cada ser. Essas partes ou facetas influenciam as atitudes de cada um de nós humanos. A forma física pode influenciar na autoestima, de maneira positiva ou negativa, alterando o comportamento e a percepção que a pessoa tem de si. O temperamento é responsável pelo comportamento afetivo, à excitação e à atenção.
A personalidade também é influenciada pela inteligência e criatividade onde, através dela, consegue-se encontrar soluções diferentes para as coisas, havendo a abertura diante de novas experiências,  realçando uma competência social onde cada um demonstra a capacidade de defender ou impor os seus interesses, bem como de construir relacionamentos.
A personalidade está ligada à postura de valores, a tendência de julgar determinados objetivos, como a liberdade ou disposições de ações como a honestidade e a lealdade, como desejáveis ou não. As pessoas que têm tendências para a ansiedade valorizam as novidades, enquanto aquelas que são estáveis valorizam a segurança. A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela autoestima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar que sente consigo e com os outros. Esse conjunto representa, também, um traço da personalidade que está ligado à uma parte subjetiva da saúde mental.
Aqui, neste texto, tenta-se definir o que é a personalidade.  O site personalidade.org  --- de onde colheu-se esses dados – objetiva dar informações científicas para ajudar as pessoas que necessitam melhorar e entender o que é a personalidade e, com isso, compreender melhor  a própria vida, a relação com os outros e com o mundo. O fato é que o trabalho e a vida estão sempre a fazer novas exigências. Se uma pessoa quiser enfrentá-las, com êxito, não pode deter-se e ficar a marcar passo.  Para a humanidade, no seu conjunto, o que tem sido perpetuamente característico, ao longo de milhares de anos, é a insatisfação com o que já foi conseguido. As pessoas estão sempre a querer mais e mais.
De outra parte, se alguém sucumbe a um sentimento de permanente satisfação consigo própria e não fez nada pelo seu desenvolvimento, então começa a ficar para trás. Semelhante conceito de satisfação é sempre pouco saudável e, ao fim, constitui fonte de total insatisfação com a vida. Assim, para realizar os nossos desejos e pretensões, nas diferentes esferas da vida, deveríamos saber mais do que aprendemos na escola, quer se trate de ensino primário, secundário ou superior.
Para aclarar um pouco mais esse aprendizado, menciona-se algumas coisas que uma pessoa não aprende na escola, mas que, no entanto, são importantes para a vida quotidiana e para o desenvolvimento da nossa personalidade:
- Saber como definir o nosso objetivo básico na vida.
- Assegurar as condições de satisfação no trabalho.
- Cultivar aspectos positivos de caráter.
- Saber como estudar racionalmente.
- Praticar a persistência e a força de vontade, e saber como organizar o trabalho.
- Adquirir bons hábitos em todas as esferas da vida.
- Cuidar bem da saúde,  da aparência, da aptidão física  e da alimentação.
- Lidar corretamente com as pessoas.
- Aprender a falar bem.
- Aprender a fazer alguns trabalhos manuais.
- Aprender a lidar com dinheiro.
Todas as pessoas são diferentes no sentir, no agir, no olhar sobre a vida. Por isso, talvez, tenhamos diferentes oportunidades, de acordo com o interesse, a determinação, a educação, as condições de trabalho, o tempo disponível, o fato de viver na cidade ou no campo, numa grande ou pequena cidade, etc. Mas todas as pessoas podem contribuir para o desenvolvimento interior, uma tarefa constante para quem pretende melhorar a sua personalidade. Muita gente cresce, amadurece e não aprende. Outras aproveitam todas as oportunidades e se fazem grandiosas nos feitos, alcançam realizações, prestígio, reconhecimento pelo trabalho laboral e também como pessoa amiga que aprende a compartilhar a vida com outras.
Isso significa que a esfera de auto desenvolvimento não se confina apenas aos jovens, aplica-se às pessoas de todas as idades. A autoaprendizagem intencional ajuda uma pessoa a tornar-se um especialista, ajuda a pessoa a alcançar uma personalidade saudável, ajuda a pesssoa a viver melhor consigo e com os outros. Viver é bom. Definir-se com boa personalidade e ser notado assim produz conforto espiritual. Isso também se chama felicidade.
DICAS DE GRAMÁTICA

A TEMPERATURA CHEGOU A ZERO GRAUS ou A ZERO GRAU?

- Zero é sempre singular: zero grau, zero-quilômetro, zero hora. Zero pode ser posposto ao substantivo que determina, e aí seu sentido é outro: zero hora é “meia-noite”, mas hora zero é o “ponto de partida”, o momento a partir do qual se inicia uma contagem de horas.
FAZEM CINCO ANOS ou FAZ CINCO ANOS?- Fazer, quando exprime tempo, é impessoal. Então, diga: Faz cinco anos. / Fazia dois séculos. / Fez 15 dias. HÁ DEZ ANOS ATRÁS ou HÁ DEZ ANOS?- e atrás indicam passado na frase. Então, diga: dez anos ou Dez anos atrás.










Nenhum comentário:

A vida da gente é feita assim: um dia o elogio, no outro a crítica. A arte de analisar o trabalho de alguém é uma tarefa um pouco árdua porque mexe diretamente com o ego do receptor, seja ele leitor crítico ou não crítico. Por isso, espero que os visitantes deste blog LINGUAGEM E CULTURA tenham coerência para discordar ou não das observações que aqui sejam feitas, mas que não deixem de expressar, em hipótese alguma, seus pontos de vista, para que aproveitemos esse espaço, não como um ambiente de “alfinetadas” e “assopradas”, mas de simultâneas, inéditas e inesquecíveis trocas de experiências.