Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

SUCESSO... O QUE É SUCESSO?



http://www.recados.etc.br/wp-content/uploads/2011/07/sucesso-e.gif



O presente artigo trata de tema de interesse geral: o SUCESSO NA VIDA. Não sou um ser humano completo, mas percorri caminhos áridos para obter conquistas no trabalho. Fiz muitas renúncias, mas sempre centrada em objetivos e metas. Tenho consciência, como católica, que Deus é Pai de todos, mas não ajuda gente preguiçosa. Desculpem-me os preguiçosos.

Aprendi que o sucesso é algo que não se ganha, ele é conquistado quando a sinceridade, humildade e perseverança moram dentro de nós. Normalmente vemos a palavra sucesso ser muito associada à fama. Então apenas os famosos têm sucesso? Nada disso, todas as pessoas esforçadas, persistentes, leais, honestas, humildes, estudiosas, conseguem realizar sonhos. Logo, o sucesso não é uma herança genética. Filho de peixe, peixinho não é.

Percebo que a interpretação de sucesso vai muito além de simples palavras e histórias. Ninguém ganha sucesso. Ele é conquistado. E essa conquista é fruto de uma busca constante. A busca pelo sucesso deve vir de dentro da pessoa. Assim, entendo, que a conquista do sucesso é consequência de atos bem feitos. Pode ser em várias áreas, como pessoal e profissional, que são áreas onde a busca pelo sucesso é maior. As pessoas costumam dizer que não têm sorte, porém nada fazem por seus objetivos, aliás, nem objetivos têm.

Quais são as pessoas que realizam grandes conquistas? São pessoas que vão à busca  de oportunidades ou aquelas que esperam  que a oportunidade bata em sua porta? Como resposta, mencionarei um exemplo simples. Quando alguém deseja arrumar um namorado ou uma  namorada, espera que alguém bata em sua porta e lhe diga “Olá, cheguei e saiba que eu sou o grande amor da sua vida”. Não, nada acontece assim. Descrevendo desta forma parece brincadeira, mas é assim que as pessoas agem na vida. A grande maioria das pessoas fica reclamando da vida, dizem que não têm sorte, mas também não procuram mudar o modo de pensar e agir. E a vida nos desafia a cada novo amanhecer. O mundo anda ligeiro.

Para este artigo, li alguns textos sobre o assunto. Neles encontrei uma palavra-chave: CORAGEM. Um item indispensável para se alcançar sucesso na vida pessoal e no trabalho. A CORAGEM  é um ingrediente que precisa estar presente em nossa vida. Pois ela é a peça chave para transformações importantes. E o oposto disso é o medo. E o medo tem aniquilado a vida de muitas pessoas que se permitem serem acorrentadas por ele. É medo da vida, da família, da sociedade, de Deus, do diabo, de tanta coisa! Mas o medo de ser infeliz, dificilmente a pessoa tem.

Outro dado importante é que nós, humanos, levamos a vida com aquela vontade enorme de experimentar coisas novas, experiências diferentes, explorar novos lugares, quem sabe mudar de cidade e começar uma vida nova em outro estado, em outro país! Conhecer gente diferente, buscar novos relacionamentos! Quanta coisa a vida tem em seu leque de possibilidades? Contudo, não tomamos posse de nada disso e vivemos a maior parte de nossos anos sobre a Terra naquele mesmo contexto morno, choco, sem novidade. Tudo isso porque não temos CORAGEM de ir em busca do melhor, não temos CORAGEM de dar os passos necessários para a construção de uma realidade diferente. 

Do que li, encontrei algumas dicas importante que  as repasso aqui no texto, para o sucesso pessoal e  profissional de cada pessoa. O intuito é ajudar o leitor a alcançar seus objetivos. Não sou modelo, esse é um texto fruto de leituras e experiências de vida. Vejamos alguns passos:

1.    Escolha: Saiba o que lhe agrada mais profissionalmente, lembre-se, nem sempre o dinheiro é o melhor caminho para a escolha de uma profissão e a conquista do sucesso esperado.

2.    Marketing pessoal: Se as pessoas não souberem das realizações estamos obtendo, dificilmente teremos uma oportunidade para progredir. É preciso nos mostrarmos, estar em evidência, pois somente assim aparecerão as oportunidade. O marketing pessoal deve ser realizado de forma inteligente e harmoniosa, para que não sejamos vistos como o vulgo “mala”. O intuído do marketing pessoal é de nos projetarmos diante das conquistas realizadas, criando uma maior visibilidade.

3.    Rede de relacionamentos: No mundo atual o relacionamento é fundamental, O ser humano dificilmente consegue viver  sozinho. Então quanto melhor o meu relacionamento no ambiente em que convivo, maior serão as oportunidades, pois no meio destas pessoas pode estar a oportunidade que tanto esperamos.

4.    Foco no objetivo: É estar comprometido com o resultado e sucesso do que foi estabelecido por você. Quando se tem foco se tem direção, e somente com uma direção definida se consegue chegar a algum lugar.

5.    Estabelecimento de meta: Imprescindível para que se consiga chegar onde se deseja, com maior rapidez e de forma planejada. Uma pessoa sem meta demora mais para alcançar o que quer e muitas vezes se perde no caminho.

6.    Cursos extra-curriculares: Melhora o nosso Currículo e aumenta o nosso conhecimento. As empresas  cada vez mais valorizam esta modalidade, que é um diferencial competitivo.

7.    Informação: As pessoas bem informadas sempre tem um lugar de destaque. Estamos na era do conhecimento e nos mantermos informados é de grande importância para nos tornarmos mais competitivos no mercado.

8.    Por tudo que li estou convencida que para conquistar ideais e objetivos o caminho é o da CORAGEM. A realização de qualquer coisa é feita por dois passos, o primeiro é o nosso; o segundo, é o da vida. Deus não age enquanto o ser humano não o faz primeiro. As tarefas das forças divinas precedem à  nossa. Sem ousar e ir adiante, colocar a bolsa nas costas e meter a cara na vida, acreditando numa nova experiência, sem chances de Deus fluir em nosso favor. Deus não ajuda covarde porque a covardia é uma vibração que não tem nada a ver com a natureza divina.

A conclusão é que nem todas as pessoas conquistam o sucesso da mesma forma, mas, de uma maneira muito singular, todas ÀQIELAS bem sucedidas têm algumas características decisivas em comum. Isso tudo nos leva a crer que O SUCESSO depende da CORAGEM de cada um em organizar a vida e nela estabelecer metas e objetivos com muita honestidade. Nunca pisar nos outros, manter-se no foco desejado. Dedicar-se a ele 100%. Sejamos, pois, persistentes e curiosos, desistir, jamais! Charles Chaplin já dizia: A persistência é o caminho do êxito.



DICAS DE GRAMÁTICA



USO DE AGENTE E A GENTE

- Agente – é um substantivo comum e se refere a profissão de alguém. Ex. Ele é um agente da polícia.

- A gente -  é um locução que equivale à palavra nós, deve ser conjugada na terceira pessoa: A gente comemorou ontem o aniversário da amiga Fátima Almeida.

   

Nenhum comentário:

A vida da gente é feita assim: um dia o elogio, no outro a crítica. A arte de analisar o trabalho de alguém é uma tarefa um pouco árdua porque mexe diretamente com o ego do receptor, seja ele leitor crítico ou não crítico. Por isso, espero que os visitantes deste blog LINGUAGEM E CULTURA tenham coerência para discordar ou não das observações que aqui sejam feitas, mas que não deixem de expressar, em hipótese alguma, seus pontos de vista, para que aproveitemos esse espaço, não como um ambiente de “alfinetadas” e “assopradas”, mas de simultâneas, inéditas e inesquecíveis trocas de experiências.