Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2016

CAOS NA POLÍTICA E NA ECONOMIA BRASILEIRA


http://portaldozacarias.com.br/site/arquivos/imagens/noticias/2016/03/grande/20160317000649capa1ab2_total.jpg


Nós, brasileiros, vivemos um momento ímpar da nossa história: crise política e econômica. Um verdadeiro caos! Não precisa ser economista para se avaliar o tamanho da crise. Assim, qualquer pessoa, com um mínimo de conhecimento de economia e finanças, vê, tranquilamente, os sinais de deterioração do quadro econômico, por todos os lados. Não precisa nem ler revistas e relatórios de consultorias especializadas, basta fazer suas compras mensais em qualquer supermercado da cidade. Aqui em Rio Branco, no Acre, o custo de vida está muito alto. Temos as maiores altas de preços da história. Desde a cesta básica, passagens de ônibus e de avião. É uma situação assustadora.

De outra parte, esse quadro tão degradante alimenta a violência urbana e rural, onde as pessoas não têm mais uma vida tranquila. Famílias inteiras são ameaçadas, todos os dias, em virtude da violência que se alastrou pela cidade. Mesmo dentro das escolas e nas suas cercanias ninguém tem paz. É urgente encontrar meios de frear a insegurança que assola as famílias acreanas

Nas rádios e TVs, os noticiários estão recheados de cenas patrocinadas por verdadeiras “gangues políticas”. O Brasil, assim como os países da América Latina, está mergulhado em profunda crise. Creio que chegamos ao fundo do poço. O que virá daqui em diante vai depender da força, dinamismo, seriedade e ética do poder Judiciário do país.

Segundo o FMI, a América Latina terá crescimento medíocre neste ano, em torno de 0,9% – em parte como resultado do fim do boom dos preços das matérias-primas da última década e da queda da confiança nos países. A projeção do FMI para o Brasil é ainda mais grave. O órgão prevê queda de 1% em 2015, para o PIB brasileiro, situação agravada pelos erros de política econômica dos últimos anos, pela destruição moral e financeira da Petrobras e pela crise de governabilidade que se instalou em consequência da corrupção gigantesca que infeccionou o setor público no Governo do PT.

Essa situação do Brasil é inédita, à medida que se  juntam, simultaneamente,várias doenças. Déficit público generalizado nos municípios, nos estados e na União, déficit nas contas externas, elevada dívida pública – e a consequente conta altíssima de juros a pagar – falta de capacidade de investimento do governo, dificuldades políticas para a presidente Dilma, corrupção em larga escala, Operação Lava Jato e outras similares, interrupção de várias obras na Petrobras, inflação em alta, desemprego crescendo e a criminalidade aumentando. Como defender, ainda este Governo Petista?

O fato é que a situação econômica, atual, não é uma crítica política, é um olhar sobre a realidade tristonha do Brasil. São números e indicadores publicados pelo próprio governo e que representam a realidade dos fatos na economia brasileira. É hora de o governo parar de tentar enganar a população, transferindo para o resto do mundo a culpa pelos problemas atuais e -- se não conseguir êxito na tarefa de colocar o país de novo nos trilhos do crescimento econômico -- pelo menos apresentar um plano consistente com o objetivo de estancar a onda de más notícias. Não silenciando a imprensa, mas adotando medidas sérias com pessoas também sérias. Sem isso, a estagnação econômica poderá durar mais tempo, impondo sacrifícios desnecessários à população.

  Se necessário, que a Presidente Dilma sofra impeachment, que o Vice-Presidente Michel Temer sofra impeachment, que o Presidente do Senado seja cassado e preso, enfim, que os parlamentos sejam fechados e os brasileiros convocados a dar um novo ruma à nação.A imagem do Brasil, diante do mundo, é uma caricatura grotesca.

O principal fator que alimenta essa fotografia é a crise econômica de 2016: uma completa falta de credibilidade do governo e sua equipe econômica. Por que as medidas de ajuste fiscal não passaram? Simples, ninguém vai colocar dinheiro na mão de um governo que não sabe como aplicá-lo em prol do desenvolvimento da nação. Um Governo formado por uma quadrilha de ladrões.

Por isso tudo, a  Presidente Dilma é vista, pela parte pensante da sociedade, como uma pessoa perdulária a qual não se pode deixar qualquer dinheiro na mão, porque ela o gastará mal. Isso, quando estes recursos não são desviados para sustentar o “projeto criminoso de poder” do Lulopetismo, como muito bem dito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, Gilmar Mendes.

O resultado disso serão manifestações cada vez mais numerosas e violentas como as que houveram no Rio de Janeiro e outras capitais, durante a crise na década de 80. Os atos de vandalismo, embora reprováveis, serão inevitáveis diante do desespero das pessoas desempregadas e sem dinheiro para comprar até alimentos.

O Barão de Rothschild dizia que o melhor momento para ganhar dinheiro é quando o sangue corre nas ruas. Não se deseja isso. Mas é certo que as crises sempre foram um campo fértil para boas oportunidades de negócios. Todavia, prudência e “muita calma nessa hora” certamente irão ajudar ninguém a manter comida na mesa, filhos na escola e sono tranquilo. A turbulência vem como uma onda do mar. O gigante não está adormecido!



DICAS DE GRAMÁTICA



PARA MIM FAZER ou PARA EU FAZER, PROFESSORA?

Que o leitor nunca esqueça: Mim não faz nada! Esse mim é um pronome pessoal oblíquo, ele não pode vir antes de um verbo exercendo função de sujeito em uma oração. Sendo assim, é correto dizer: Para eu fazer, para eu falar, para eu estudar e, assim por diante, com os demais verbos.


segunda-feira, 21 de março de 2016

O VALOR DA AMIZADE



http://www.recados.etc.br/wp-content/uploads/2010/10/os-amigos.gif


A palavra amizade vem do latim amicus, que quer dizer amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar. Há quem diga que a palavra veio do grego. Independente de sua etimologia, amizade é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Amizade é mais do que uma palavra, mais que uma união, mais que um sonho, mais que a realidade, mais que confiança, mais que sentimento, é um conhecimento mútuo, que leva a uma estima e afeição profunda de uma pessoa por outra. É um sentimento raro e precioso, difícil de se construir ao longo da vida.

Segundo os estudiosos, a amizade pode ter nascido a partir do instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjugues, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas entre aqueles seres que se denominam amigos.

Acontece, que na maior parte das vezes os interesses dos amigos são parecidos e eles demonstram um senso de ccooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência. Essas pessoas fizeram brotar, entre elas, o sentimento mais puro e belo da vida, aquele que nada pede e muito oferece.

Creio que a  amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida.Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. O estudioso Carls Rogers, psicólogo norte-americano, diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é". Quem é amigo compreende o outro, aceita-o tal como é, sem críticas, respeitando-o, sempre.

A amizade comum costuma determinar, também, através da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes, na prática, alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade, a título informativo, algumas destas afirmativas podem ser assim enumeradas:

·  A tendência de desejar o melhor para o outro;

·  Simpatia e empatia;

·  Honestidade;

·  Lealdade;

   O fato real, concreto, desse afeto, é que ele leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de se colocar os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo. Assim, faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.

  Por isso tudo diz-se que os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos de cada um. Evitam, também, sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de se perder a amizade.

  É fato que pessoas amigas se sentem atraídas por aquilo que elas são de verdade, pelo que possuem ou não possuem, pelo jeito como agem diante da vida. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo creem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor storge = amor de amigos.

É difícil dizer alguma coisa sobre algo tão maravilhoso que se vive, se sente e se experimenta; pô-lo em palavras é quase impossível. Só se aprende mesmo o que é amizade vivendo. Amizade significa criar laços. É uma fonte que não retém a água para si (seria poço se o fizesse), mas a dá espontaneamente. O amigo também vai ao encontro de quem precisa e não espera que venham até ele. É renovação para quem dá e para quem recebe. É a descoberta de corações.



DICAS DE GRAMÁTICA



QUAIS AS FORMAS DE TRATAMENTO MAIS USUAIS?

- Um cardeal é Vossa Eminência. Um ministro é Vossa Excelência. Um prefeito também. Um reitor é Vossa Magnificência. Um padre é Vossa Reverendíssima. Um gerente de banco é Vossa Senhoria. Um coronel também. E o papa é Vossa Santidade e por aí vai.  Agora, para as pessoas, modo geral, no cotidiano, dizemos: VOCÊ!

QUAL O PLURAL DE QUALQUER, PROFESSORA?

- E o plural de qualquer é quaisquer: fazemos quaisquer serviços; estamos atentos a quaisquer sinais de melhora; quaisquer que sejam as notícias, saberemos como fazer.

SUCESSO... O QUE É SUCESSO?



http://www.recados.etc.br/wp-content/uploads/2011/07/sucesso-e.gif



O presente artigo trata de tema de interesse geral: o SUCESSO NA VIDA. Não sou um ser humano completo, mas percorri caminhos áridos para obter conquistas no trabalho. Fiz muitas renúncias, mas sempre centrada em objetivos e metas. Tenho consciência, como católica, que Deus é Pai de todos, mas não ajuda gente preguiçosa. Desculpem-me os preguiçosos.

Aprendi que o sucesso é algo que não se ganha, ele é conquistado quando a sinceridade, humildade e perseverança moram dentro de nós. Normalmente vemos a palavra sucesso ser muito associada à fama. Então apenas os famosos têm sucesso? Nada disso, todas as pessoas esforçadas, persistentes, leais, honestas, humildes, estudiosas, conseguem realizar sonhos. Logo, o sucesso não é uma herança genética. Filho de peixe, peixinho não é.

Percebo que a interpretação de sucesso vai muito além de simples palavras e histórias. Ninguém ganha sucesso. Ele é conquistado. E essa conquista é fruto de uma busca constante. A busca pelo sucesso deve vir de dentro da pessoa. Assim, entendo, que a conquista do sucesso é consequência de atos bem feitos. Pode ser em várias áreas, como pessoal e profissional, que são áreas onde a busca pelo sucesso é maior. As pessoas costumam dizer que não têm sorte, porém nada fazem por seus objetivos, aliás, nem objetivos têm.

Quais são as pessoas que realizam grandes conquistas? São pessoas que vão à busca  de oportunidades ou aquelas que esperam  que a oportunidade bata em sua porta? Como resposta, mencionarei um exemplo simples. Quando alguém deseja arrumar um namorado ou uma  namorada, espera que alguém bata em sua porta e lhe diga “Olá, cheguei e saiba que eu sou o grande amor da sua vida”. Não, nada acontece assim. Descrevendo desta forma parece brincadeira, mas é assim que as pessoas agem na vida. A grande maioria das pessoas fica reclamando da vida, dizem que não têm sorte, mas também não procuram mudar o modo de pensar e agir. E a vida nos desafia a cada novo amanhecer. O mundo anda ligeiro.

Para este artigo, li alguns textos sobre o assunto. Neles encontrei uma palavra-chave: CORAGEM. Um item indispensável para se alcançar sucesso na vida pessoal e no trabalho. A CORAGEM  é um ingrediente que precisa estar presente em nossa vida. Pois ela é a peça chave para transformações importantes. E o oposto disso é o medo. E o medo tem aniquilado a vida de muitas pessoas que se permitem serem acorrentadas por ele. É medo da vida, da família, da sociedade, de Deus, do diabo, de tanta coisa! Mas o medo de ser infeliz, dificilmente a pessoa tem.

Outro dado importante é que nós, humanos, levamos a vida com aquela vontade enorme de experimentar coisas novas, experiências diferentes, explorar novos lugares, quem sabe mudar de cidade e começar uma vida nova em outro estado, em outro país! Conhecer gente diferente, buscar novos relacionamentos! Quanta coisa a vida tem em seu leque de possibilidades? Contudo, não tomamos posse de nada disso e vivemos a maior parte de nossos anos sobre a Terra naquele mesmo contexto morno, choco, sem novidade. Tudo isso porque não temos CORAGEM de ir em busca do melhor, não temos CORAGEM de dar os passos necessários para a construção de uma realidade diferente. 

Do que li, encontrei algumas dicas importante que  as repasso aqui no texto, para o sucesso pessoal e  profissional de cada pessoa. O intuito é ajudar o leitor a alcançar seus objetivos. Não sou modelo, esse é um texto fruto de leituras e experiências de vida. Vejamos alguns passos:

1.    Escolha: Saiba o que lhe agrada mais profissionalmente, lembre-se, nem sempre o dinheiro é o melhor caminho para a escolha de uma profissão e a conquista do sucesso esperado.

2.    Marketing pessoal: Se as pessoas não souberem das realizações estamos obtendo, dificilmente teremos uma oportunidade para progredir. É preciso nos mostrarmos, estar em evidência, pois somente assim aparecerão as oportunidade. O marketing pessoal deve ser realizado de forma inteligente e harmoniosa, para que não sejamos vistos como o vulgo “mala”. O intuído do marketing pessoal é de nos projetarmos diante das conquistas realizadas, criando uma maior visibilidade.

3.    Rede de relacionamentos: No mundo atual o relacionamento é fundamental, O ser humano dificilmente consegue viver  sozinho. Então quanto melhor o meu relacionamento no ambiente em que convivo, maior serão as oportunidades, pois no meio destas pessoas pode estar a oportunidade que tanto esperamos.

4.    Foco no objetivo: É estar comprometido com o resultado e sucesso do que foi estabelecido por você. Quando se tem foco se tem direção, e somente com uma direção definida se consegue chegar a algum lugar.

5.    Estabelecimento de meta: Imprescindível para que se consiga chegar onde se deseja, com maior rapidez e de forma planejada. Uma pessoa sem meta demora mais para alcançar o que quer e muitas vezes se perde no caminho.

6.    Cursos extra-curriculares: Melhora o nosso Currículo e aumenta o nosso conhecimento. As empresas  cada vez mais valorizam esta modalidade, que é um diferencial competitivo.

7.    Informação: As pessoas bem informadas sempre tem um lugar de destaque. Estamos na era do conhecimento e nos mantermos informados é de grande importância para nos tornarmos mais competitivos no mercado.

8.    Por tudo que li estou convencida que para conquistar ideais e objetivos o caminho é o da CORAGEM. A realização de qualquer coisa é feita por dois passos, o primeiro é o nosso; o segundo, é o da vida. Deus não age enquanto o ser humano não o faz primeiro. As tarefas das forças divinas precedem à  nossa. Sem ousar e ir adiante, colocar a bolsa nas costas e meter a cara na vida, acreditando numa nova experiência, sem chances de Deus fluir em nosso favor. Deus não ajuda covarde porque a covardia é uma vibração que não tem nada a ver com a natureza divina.

A conclusão é que nem todas as pessoas conquistam o sucesso da mesma forma, mas, de uma maneira muito singular, todas ÀQIELAS bem sucedidas têm algumas características decisivas em comum. Isso tudo nos leva a crer que O SUCESSO depende da CORAGEM de cada um em organizar a vida e nela estabelecer metas e objetivos com muita honestidade. Nunca pisar nos outros, manter-se no foco desejado. Dedicar-se a ele 100%. Sejamos, pois, persistentes e curiosos, desistir, jamais! Charles Chaplin já dizia: A persistência é o caminho do êxito.



DICAS DE GRAMÁTICA



USO DE AGENTE E A GENTE

- Agente – é um substantivo comum e se refere a profissão de alguém. Ex. Ele é um agente da polícia.

- A gente -  é um locução que equivale à palavra nós, deve ser conjugada na terceira pessoa: A gente comemorou ontem o aniversário da amiga Fátima Almeida.

   

quinta-feira, 3 de março de 2016

REPÚDIO AOS BAJULADORES (OS PUXAS-SACO)












La Fontaine dizia que “todo bajulador vive à custa de quem o escuta”. O bajulador agrada o bajulado festejando-o como um cão fareja o dono, mas com o nariz e a boca sujos das impurezas da sua própria imundície fisiológica. Por serem tão mal cheirosos, devem-se afastá-los para que não contaminem, com o odor fétido, o ambiente em que vivemos.


Nota-se, no nosso meio, que os puxas-saco são expertos e bons psicoanalistas; eles farejam bem aqueles mais vulneráveis aos assédios das “loas” cantadas aos seus ouvidos. É no universo político onde eles se esbaldam em interminável festim. É o Éden e a Serra Pelada deles, é aí que parasitam a fartura e onde vivem e envelhecem adulando e para adular.


Esta palavra “adular” vem do Latim adulare, “lisonjear, afagar”. De início, parece que este verbo se aplicava aos afagos feitos num cão, depois aos que este fazia ao dono, abanando o rabo e se mostrando contente mesmo quando não fosse bem tratado. Esse figurativismo imaginado é muito apropriado e elucidativo. [Do lat. bajulatore.] Adjetivo. 1. Que bajula; adulador, adulão, aduloso, babão, cafofa, chaleira, chaleirista, incensador, lambedor, lambeta, lambeteiro, louvaminheiro, puxa-saco ou puxa-sacos, sabujo, xereta. Substantivo masculino.
2. Aquele que bajula; adulador, adulão, aduloso, babão, baba-ovo, banhista, cafofa, chaleira, chaleirista, cheira-cheira, chupa-caldo, corta-jaca, engrossador, enxuga-gelo, escova-botas, incensador, lambedor, lambe-botas, lambe-cu, lambe-esporas, lambeta, lambeteiro, louvaminheiro, puxa-saco ou puxa-sacos, sabujo, xeleléu, xereta, rêmora, peixe piloto… Ufa! E tem mais!


Aqui, no Acre, assistimos, vez por outra, casos repugnantes de bajulação. Eles são de variadas naturezas e interesses, mas todos envergonham e amesquinham a vida social. Diz François La Rochefoucauld  que “A bajulação é a moeda falsa que só circula por causa da vaidade humana”. E eu acredito nesse pensamento.


O ser humano é vaidoso por excelência, mas essa vaidade não deve, NUNCA, mesclar-se com a desonestidade, a farsa, a mentira. Querer o melhor para si e os seus faz parte das lutas humanas. Agora querer ser maior que os outros, deixando atrás de si um rastro de mutretagem e, ainda, por essas estripulias ganhar prêmios? Eu considero, particularmente, a maior falta de vergonha na cara. E o que dizer de quem recebe um prêmio de “mérito cultural” quando, em verdade, só atravancou a cultura, surrupiou erário público, fraudou eleições, perpetuou-se e tirou vantagens do cargo por duas décadas, enganou a sociedade e aos seus “amigos”? – Uma pouca vergonha.


E o que dizer dos bajuladores? Os bajuladores se parecem amigos, assim como o lobo é amigo do cão. Marquês de Maricá diz que o “Os aduladores são como as plantas parasitas que abraçam o tronco e ramos de uma árvore para melhor a aproveitar e consumir”.


Dissemos, também, que os bajuladores levam a vida para adular, assim envelhecem adulando. Esta palavra vem do Latim adulare, significa“lisonjear, afagar”. De início, parece que este verbo se aplicava aos afagos feitos num cão, depois aos que este fazia ao dono, abanando o rabo e se mostrando contente mesmo quando não fosse bem tratado. Esse figurativismo imaginado é muito apropriado e elucidativo. [Do lat. bajulatore.] Adjetivo. 1. Que bajula; adulador, adulão, aduloso, babão, cafofa, chaleira, chaleirista, incensador, lambedor, lambeta, lambeteiro, louvaminheiro, puxa-saco ou puxa-sacos, sabujo, xereta. Substantivo masculino. 2. Aquele que bajula; adulador, adulão, aduloso, babão, baba-ovo, banhista, cafofa, chaleira, chaleirista, cheira-cheira, chupa-caldo, corta-jaca, engrossador, enxuga-gelo, escova-botas, incensador, lambedor, lambe-botas, lambe-cu, lambe-esporas, lambeta, lambeteiro, louvaminheiro, puxa-saco ou puxa-sacos, sabujo, xeleléu, xereta, rêmora, peixe piloto… Ufa, uma adjetivação sem fim!


Esses bajuladores, não poderiam fugir à regra, são seres perigosos, de péssimo caráter, que findam por trair exatamente àqueles a quem adularam e de quem receberam gratos benefícios. Esse fenômeno da moral, isto é, a traição, ocorre geralmente antes de alguém deixar um cargo ou para agraciá-lo após perder um que teve de má fé e perdeu pela força popular. Depois, esses mesmos que premiam viram a casaca. Passam a detratar justamente àqueles a quem antes bajulavam em troca de benefícios.


Os bajuladores são como Judas, que traiu Jesus. Ainda assim, sem fugir à regra que estatui os bajuladores, ele traiu a Jesus da forma mais abjeta e venal: por dinheiro, trinta moedas romanas! E os bajuladores dos malfeitores acreanos, qual a moeda de troca? Ao final, eles vendem o próprio elogiado, isso porque são despidos de valores morais. São cracas marinhas que contaminam o mar da vida. Pobres criaturas!

A vida da gente é feita assim: um dia o elogio, no outro a crítica. A arte de analisar o trabalho de alguém é uma tarefa um pouco árdua porque mexe diretamente com o ego do receptor, seja ele leitor crítico ou não crítico. Por isso, espero que os visitantes deste blog LINGUAGEM E CULTURA tenham coerência para discordar ou não das observações que aqui sejam feitas, mas que não deixem de expressar, em hipótese alguma, seus pontos de vista, para que aproveitemos esse espaço, não como um ambiente de “alfinetadas” e “assopradas”, mas de simultâneas, inéditas e inesquecíveis trocas de experiências.